05 junho 2019

Título: Espanha

Meus pais vieram para o Brasil no final dos anos 50 (entre 1958 e 1959). Primeiro meu pai e nove meses depois, minha mãe. Ambos aprenderam a ler, escrever e a falar o nosso idioma. Meu pai, sempre trabalhou com calçados e, minha mãe o auxiliava no início desta vida profissional no Brasil.
Como não podia ter filhos, fez um tratamento que acabou dando resultado. Nasci em 1961.

Nesse período, ocorreram várias oportunidade deles viajarem a sua terra natal e a primeira, foi em 1964, antes do golpe militar. Como ele tinha sua pequena fábrica na rua das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, perto do Palácio do Catete, meu pai resolveu nos enviar a Espanha, antes que ocorresse problemas na região. Dito e feito, os boatos eram verdadeiros e logo em seguida, ocorreu o golpe. Minha mãe e eu estávamos em Mallorca, pertencente as Ilhas Baleares na Espanha. Ficamos na casa de minha avó materna durante seis meses. Eu tinha três anos de idade e, logicamente, não me lembro de nada. Apenas as poucos fotos que ficaram retratam esse período.
Depois disso, eles foram em 1981; 1988; 1990;  1995; 1996 e 1998. Fui em todas, menos a de 1995.
Em todos esse passeios sempre ficamos nas casas dos parentes que sempre nos receberam muito bem e eles tiveram a oportunidade de me mostrar todos os encantos deste lugar, que considero meu lar também.










1981







6 comentários:

  1. Que bom que voltou a escrever. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, o tempo. Segundo, falar sobre nós é difícil. Mas, voltei, aos trancos e barrancos.

      Excluir
  2. Parabéns Juana LLabres estou amando ler seus relatos, feliz por você voltar a escrever. 😊😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaaa. Seja bem vinda e boa leitura. Não aparece seu nome nos comentários.

      Excluir
  3. Juana vc escreve muito bem e poderia sim se dedicar a um livro sobre tudo isso , pense nisso tá estarei lá na apresentação do livro e autógrafos. Sou de Salvador mas vou ao Rio só pra ter meu autógrafo ou dependente quem sabe vc não vem aqui na Saraiva ou outra livraria ou espaço fazer a divulgação. Vc escreve muito bem e eu que amo ler será meu livro de cabeceira. Abraço no coração tudo que vc passa aqui é instrutivo pra mim e o tratar da minha mãe. Sou Edileuza Oliveira do YouTube. O pessoal tem que ver esse blog. Bj dentro do coração.

    ResponderExcluir
  4. Oi Edileuza, que bom que vc está gostando. Tento colocar na tela do computador o que penso e sinto. Cada dia tento escrever um pouco. Bjssss

    ResponderExcluir