Título: Aceitação
Não sei bem em que momento eu aceitei a doença de minha mãe. Só sei que mudei totalmente de atitude.
Parece fácil? Não é.
Eu falava que tinha aceitado, mas não era verdade.
Lembro-me de um dia ter trocado minha mãe após o banho e a colocado na cama para por a fralda.
Ela fez xixi. Eu tinha apenas me virado para abrir a fralda, pois já tenho o hábito de deixar tudo separado antes de dar o banho e, lá estava o xixi saindo.
Molhou tudo e tive que troca-la de novo. Trocar os lençóis. Tudo.
Fiquei muito brava.
Brava mesmo.
Não disse nada. Fiz o que tinha que ser feito e a coloquei na poltrona, na sala de estar, diante a TV e fui pra área de serviço levar toda a muda de roupa que tinha acabado de trocar.
Me vi chorando.
As lágrimas caiam silenciosamente.
Fui tomada das lembranças dela andando, falando, cantando (sim, ela cantava e dançava muito), passeando comigo, fazendo o almoço (nunca mais irei comer dessa comida, pois tinha um talento na cozinha de dar água na boca). Nunca mais minha mãe será a mesma mulher de antes. Quando percebi, estava soluçando alto e abraçada a Angela que, ao me ver chorando, veio ao meu encontro. Isso foi em 2016, um ano e meio depois de ter sido diagnosticada oficialmente, já na fase intermediária.
Doeu muito. Quem já sentiu a angustia no peito, arrebentando, te derrubando, sabe bem do que estou falando. Coloquei tudo pra fora. Uma catarse em forma de choro.
Voltei pra sala e a vida continuou, um dia após o outro, sem pensar no amanhã e de como será.
Após aceitar, minha vida mudou. Mudou pra melhor e passei a compreender essa doença, a entender minha mãe e, o principal, a reconhecer quando é ela quem fala ou quem fala é o Alzheimer. Comecei a pesquisar. Entrei em alguns novos grupo na rede social e sai de outros que me deixavam pra baixo. Comecei novas amizade e conheci uma pessoa maravilhosa que hoje é minha amiga: Claudia, filha de Dna Francisquina do Canal do Youtube O Bom do Alzheimer. Como isso aconteceu? Isso é assunto para outro capítulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário