Luto. É assim que me sinto. Vivendo uma dor antes da perda. Olho minha mãe e sofro com antecedência. Sinto-me encolhida com o medo de enfrentar tudo isso sozinha.
É preciso passar por este luto para poder aceitar no final. Mas estou muito longe disso.
Para quem não sabe, ainda, o Luto tem 5 fases: Negação, Raiva, Negociação, Depressão e finalmente, a Aceitação.
Negação- É o momento que levamos um choque com uma perda definitiva, seja ela qual for, um ente querido que morre, quando se perde o emprego, ou outro acontecimento inesperado. É como se fossemos nos despedir para sempre, forçadamente. Não conseguimos acreditar no que está acontecendo e, a dor é tão grande, que negamos. "Isso não é real". " "Deve ter algum engano".
Raiva: Muito difícil de descrever, a raiva chega logo depois da etapa da negação. "Como foi acontecer isso comigo? Palavras e ações de raiva, inveja, revolta e ressentimento aparecem. Todos em nossa volta são culpados, projetamos esses sentimentos nos amigos, familiares e em Deus.
Negociação: Quando essa etapa surge, as negociações, geralmente ocorrem com Deus, em forma de promessas. É um tipo de acordo para que a realidade não ocorro e que tudo volte a ser como era antes.
Depressão: trata-se de um sofrimento profundo, quando se percebe que a perda é real e inevitável. Existe um vazio na alma e a necessidade de se isolar do mundo.
Aceitação: Com as emoções mais calmas e com serenidade, chega-se a aceitação, fechando o ciclo. O vazio que antes existia, é preenchido e a pessoa começa a enxergar as limitações e a enfrentar as dificuldades. Existe esperança.
Isso não ocorre linearmente, as 5 etapas do luto poder ocorrer de maneiras diferentes e algumas etapas nem acontecem. Depende muito da estrutura do indivíduo.
No meu caso, a negação durou mais de um ano. Não aceitei a doença e me negava a enxergar o que estava acontecendo. Tudo isso misturado com muita raiva. Durante esse trajeto, final de 2014 e todo o ano de 2015, de senti medo, raiva, neguei e negociei com Deus. Não entrei na depressão e, por esse motivo, tive forças para seguir em frente. Não afirmo e ainda nem tenho certeza se estou na fase da aceitação. Muitas coisas estão acontecendo. E quando percebo, uma mistura de fases se apresentam, a raiva ainda se faz presente.
Fontes:
Processos de perda e luto possui cinco fases - por Thais Petroff
Psicologia Free por Jorge Elói
Mundo da Psicologia por
Nenhum comentário:
Postar um comentário